quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Testamento de Rui Gomes, do Casal de Cavaleiros

Testamento de Rui Gomes, do Casal de Cavaleiros, em que manda ser enterrado no Mosteiro de São Simão de entre Ave e Este e lhe deixa dois morabitinos com obrigação de uma missa oficiada cada ano pelo dia que ele fosse enterrado

Em nome de Deus, amém, e da Virgem Santa Maria, sua Mãe.
Eu, Rui Gomes, do Casal, Escudeiro, jazendo doente em meu siso e em meu entendimento, temendo o dia do juízo, dou a minha alma a Deus e à Virgem Santa Maria, sua Mãe, que me haja dela mercê.
E mando o meu corpo ser soterrado em São Simão de entre Ave e Este e mando comigo ao Mosteiro de São Simão, para sempre, dois morabitinos velhos, um ao celeiro e outro ao convento, e que me digam uma missa oficiada por aquele dia que for soterrado em cada um ano.
Item, mando que deixem tanta da minha herdade que o dito mosteiro e convento hajam os ditos dois morabitinos em cada um ano; e esta herdade por que se houverem de pagar os dois morabitinos, tenha-a Estêvão Ferreira ou Constança Gomes, minha irmã, e qual deles primeiro sair fique ao outro paguem os ditos dois morabitinos.
Item, mando a Estêvão Ferreira que venda todas as coisas que eu hei, assim móveis como raiz, e pague todas as dívidas que eu devo; e desde que for tudo pago, mando que o mais que ficar que o dêem por minha alma e pela do meu pai e que haja o dito Estêvão Ferreira e Constança Gomes, minha irmã, os ditos bens tanto por tanto.
Item, mando que dêem cinquenta libras a Teresa, minha filha, e mando isto se faça pelo meu haver, e não por mais, e os de Estêvão Ferreira ser a salvo os seus bens; e para isto deixo por meu testamenteiro o dito Estêvão Ferreira, que cumpra isto eu mando.
Item, mando que todos aqueles que forem de boa fama e fizerem verdade aos Santos Evangelhos que lhes eu alguma cousa devia, que lho paguem, se houver por onde.
Testemunhas a isto presentes:
Martim Fernandes, escudeiro da Maia, e
Martim Geraldes, cónego do dito Mosteiro de São Simão, e
Estêvão Moniz, escudeiro
Vasco Rodrigues e
Domingos Martins Cincão e
Estêvão Martins, moradores no Casal, e
Domingos André, morador em Fornelos, e outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário